Depois de morar 4 anos em Copenhagen, volto para o Brasil e me deparo com a diferença provocante entre culturas. Trago uma bagagem pesada, cheia de alegria e muita lição de casa…A Dinamarca é um lugar incrível, sem duvida, mas é principalmente um lugar que muda tua cabeça e te faz querer mudar. É um lugar que te educa.
Te educa a reconhecer o espaço publico como nosso e não como meu ou seu, e sendo assim, deve ser ocupado por todos. Te educa a reconhecer que cidade é de todos e que exige respeito e cuidado , como um ser vivo que é abastecido de civilidade e educação.
Te educa a entender que educar uma criança a ser cidadão começa bem cedo e tem que estar presente nas políticas públicas. Te educa a entender que pré-escolas levam crianças de 3-4 anos para andar na ciclovia e assim ensinam as regras e leis de trânsito, possibilitando criar uma cidade que tem quase 60% da população usando bicicletas como principal meio de locomoção.
Te educa a aprender palavras novas e entender significados novos para velhas palavras. Com somente uma palavra, hygge, um dinamarquês pode estar dizendo: `local confortável, sair com amigos, ler um livro enquanto se aconchega em um cobertor ou ter uma noite agradável com parentes ou amigos, com muitas risadas e uma boa xícara de chocolate quente….Enfim, te educa a entender que a Dinamarca é considerada o país mais feliz do mundo poque cada dinamarquês respeita e defende o que é de todos.